Quarta-feira, 14 de Outubro de 2009


A guerra de 2006 entre Israel e o Hizballah terminou com a adopção, pelo Líbano e Israel, da Resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Reza o acordo que, contra a retirada das forças israelitas do sul do Líbano e de cessar as operações ofensivas,o Hizballah desarmava os seus membros da milícia a sul do rio Litani, podendo os seus membros permanecer na área uma vez que, a grande maioria são lá residentes.

O Exército libanês foi para a zona da fronteira com Israel, apoiar a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), e assegurar o desarmamento do Hizballah, o que no entanto não veio a acontecer. Logo no início, UNIFIL afirmou que o seu papel não era desarmar o Hizballah, mas ajudar o Exército libanês nessa missão. Por sua vez, o Exército libanês recusou-se a desarmar o companheiro libanês. Assim, na prática, o Hizballah nunca foi desarmado.

Não só não desarmaram, como não foi interrompido o fluxo de reabastecimento de armamento após o cessar-fogo. As linhas de abastecimento criadas em 1982, pela Guarda Revolucionária do Irão aquando da formação do Hizballah, que começam no Irão e Síria, atravessem a fronteira Síria-Líbano, na rodovia Beirute-Damasco, e termina em Al-Biqa' (Biqa Valley), mantiveram-se sempre activas.

Por isso numa matéria parecem estar todos (Mossad, ONU, Líbano e Hizballah) de acordo: o Hizballah não só está mais armado mas, também, mais bem armado, do que na altura do conflito de 2006.

Mas a grande dor de cabeça está nos sistemas de misseis terra-ar que possam estar nas mãos do Hizballah. Os relatos de que a Síria tem treinado combatentes do Hizballah a operar o SA-8, uma ameaça para os aviões israelitas sobre o Líbano, é uma preocupação moderada. Até agora, não há relatos do SA-8 ter sido introduzido no Líbano. Se isso vier a acontecer, o mais provavel é repetir-se a reacção israelita de 1982, contra os sírios quando introduziram o sistema movel SA-6. Vão lá, e destroem-nos.

Só que, neste momento, os Russos estão a comercializar uma arma de ombro, terrível para a aviação.
        O IGLA-S (SA-24) !!..

Hugo Chaves já as mostrou orgulhosamente link ao video YouTube . Se os sírios as conseguem obter, vai ser um verdadeiro problema para a aviação israelita, em particular para os heli AH-64D APACHE, que o Hizballah já tomou o gosto, em 2006, de os deitar abaixo.

Este sistema, similar mas muito mais evoluído que o STINGER, é verdadeiramente móvel. Como não emite sinal de radar não é detectável, e torna-se um verdadeiro quebra-cabeças "catá-los" com os satélites espiões.

É pegar, apontar, disparar e pirar!!..

Netanyahu está a "senti-los" muito apertados, com a destabilização em Jerusalem e o dossier Goldstone no Conselho dos Direitos Humanos. Não esquecer que o Ministro da Defesa Barak, é um SR. em eficiência militar. "Seguindo os livros" da estratégia, vão surgir manobras de diversão.

link externo   KB MASHYNOSTREYENIYA / IGLA-S Man-Portable Air Defence Missile System



ADzivo às 21:36 | link do post | comentar

WIKIPÉDIA
A enciclopédia livre

The siege on the Gaza Strip
Gaza crisis: key maps and timelinerecords that do not lie
btselem
Fórum Palestinaend the SIEGE ON GAZA
Aung San Suu Kyi - The Nobel Peace Prize 1991
Campaigning for Human Rights and Democracy in Burma70.000 CHILD SOLDIERS! MORE THAN ANY COUNTRY IN THE WORLD.
The Plight of the Afghan Woman
Afghanistan OnlineNeither the US nor Jehadies and Taliban
Tibet will be free

Free Tibet OrgThe Tortured Truth
Saramago
Nortadas

... como é possível que um euro tenha valor diferente se dispendido no Porto, Gaia, Matosinhos ou Maia ou gasto em Lisboa, Almada ou Amadora?

Porto

documentários

FRONTLINE-documentários em inglêsRECOMENDADOEURONEWS-documentários em português / Não há luz no fundo do túnel para o Médio OrienteEURONEWS-documentários em português / Os colonatos ilegais na CisjordâniaEURONEWS-documentários em português / Ali Larijani: a dissuasão iranianaGod's Chariot Episode 1 Part 1God's Chariot Episode 1 Part 2God's Chariot Episode 2 Part 1God's Chariot Episode 2 Part 2

÷ tags ÷

threats










AMEAÇAS

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

LES MISC


÷ artigos recentes ÷

a Rua Luis Ferreira

Vita Marina 46(3-4)

Bulletin Zoologish Museum

Journal of Conchology 36(...

Journal of Conchology 36

Journal of Conchology 35

Argonauta 21(1)

Novapex 1(2)

Malacologia 35

Malacologia 34

Malacologia 29

Malacologia 27

Inside Britain's Israel L...

No Way Through

Bomba Suja

O Poder da Vírgula

O lado B do filme

Matar silenciosamente .II

Gestos e goleadas

Troca de mimos

Vidas dificeis

Merkava: a invencibilidad...

A declaração da independê...

Vai-te habituando à ideia...

Timor: os injustiçados

O céu a cair-lhes na cabe...

sr que se segue

We  have  lift-...

Operation Cast Doubt

Congresso dos EUA rejeita...

÷ comentários recentes ÷

Você Ganhou um novo adepto do teu blog, gostei do ...
...pois, o ourives Luís Ferreira
Gente famosa é assim mesmo!
Não imaginava que estas situações fossem possiveis...
ainda não estou de volta, porque ainda estou "foca...
Estás de volta com as..."conchinhas"?
Parabéns pelo site!
a revolução começouwww.terrasonora-nunoviana.blogs...
÷ arquivo ÷

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

÷ feeds ÷
blogs SAPO
Fim da cena