Sábado, 25 de Abril de 2009

Talibans tomaram o controlo do distrito de Buner, a 90Km de Islamabad!

A progressão dos taliban no Paquistão constitui um sinal de alarme para os Estados Unidos, com Hillary Clinton a considerar que se está perante uma “ameaça mortal” à segurança mundial.

A barbárie, misoginia extrema e o primitivismo violento, é o legado da presença, e passagem, dos taliban. Impedem as mulheres de trabalhar e tem regras rígidas sobre a educação feminina. Em alguns casos, as mulheres são impedidas de terem acesso a hospitais para que não sejam tratadas por médicos ou enfermeiros homens. As mulheres não podem sair de casa sem acompanhantes homens, e viúvas ou que não tenham filhos são consideradas não-pessoas e muitas vezes enfrentam a fome.

A coexistência com outra religiões não é tolerada. A conversão de um islâmico a outra religião significa a sua auto-condenação à morte. Incidentes com hindus são frequentes por serem confundidos com islâmicos barbeados.

O Presidente paquistanês, Ali Zardari, capitulou aos talibans ao assinar uma lei admitindo a aplicação da SHARIA numa considerável parte do pais, para pôr termo a dois anos de conflito na região do SWAT.

A rebelião, e controlo taliban, no SWAT - a Suiça do Paquistão -, dos finais de Dezembro de 2008, já levou à proibição total da educação feminina, e à destruição de 170 escolas, entre outros edifícios públicos.

O património budista no SWAT, provavelmente não irá ter melhor sorte, conhecido o desrespeito deste bárbaros quando em Março de 2001 ordenaram a destruição de duas gigantescas estátuas milenares de Buda em Bamiyan, uma de 38 metros de altura com 1800 anos, a outra de 52 metros de altura com 1500 anos de idade.

As mulheres da região, de acordo com a lei agora imposta, têm que esconder-se da cabeça aos pés. Isto é profundamente impopular para a maioria dos paquistaneses, que apesar de serem muçulmanos moderados são muito abertos à interacção entre diferentes culturas.

Às reacções, a este acordo com os talibans, não houve correspondência em medidas, pelo menos preventivas, do governo paquistanês, e o resultado está aí. O próprio desrespeito do acordo por parte dos taliban, e o ensaio de marcha sobre a capital.

A NATO alertou que a região servirá para os rebeldes taliban se reagruparem e para criar um refúgio seguro para a cooperação transfronteiriça em ataques no Afeganistão.

A Amnistia Internacional manifestou preocupação de que o acordo vai legitimar as, habituais, violações dos direitos humanos, pelos taliban, na região.

O teatro de guerra no Afeganistão pode vir a revelar-se um engodo para as forças da NATO. Enquanto uma 'ala' os entretêm neste teatro de operações, outra tenta deitar mão, a armas nucleares que o Paquistão detêm, com as consequências que todos podemos adivinhar.

Ainda não é conhecida publicamente nenhuma posição de preocupação da Índia, inimiga do Paquistão de longas décadas, com Kashmir a fazer fronteira em constante ebulição. Muitos deste grupos rebeldes actuam contra as suas forças armadas em Kashmir.

A India sofreu um ataque terrorista paquistanês 'inovador', quando em Novembro de 2008 infligiu durante três dias um ataque ao centro financeiro da India, em Mumbai, do qual resultaram 173 mortos e 308 feridos.

Neste momento a mensagem, proferida na Universidade de Harvard, do General David Petraeus, aos paquistaneses, faz todo o sentido : "Forget about India. These days, your biggest enemy isn't India. It's home-grown extremists".

jump to --> The Christian Science Monitor   2009.04.22 / Pakistani Taliban advance beyond Swat
jump to --> Press TV   2009.04.22 / More Pakistani cities fall into Taliban hand
jump to --> USA Today   2009.04.22 / Momentum builds against Taliban in Pakistan



ADzivo às 19:18 | link do post | comentar

WIKIPÉDIA
A enciclopédia livre

The siege on the Gaza Strip
Gaza crisis: key maps and timelinerecords that do not lie
btselem
Fórum Palestinaend the SIEGE ON GAZA
Aung San Suu Kyi - The Nobel Peace Prize 1991
Campaigning for Human Rights and Democracy in Burma70.000 CHILD SOLDIERS! MORE THAN ANY COUNTRY IN THE WORLD.
The Plight of the Afghan Woman
Afghanistan OnlineNeither the US nor Jehadies and Taliban
Tibet will be free

Free Tibet OrgThe Tortured Truth
Saramago
Nortadas

... como é possível que um euro tenha valor diferente se dispendido no Porto, Gaia, Matosinhos ou Maia ou gasto em Lisboa, Almada ou Amadora?

Porto

documentários

FRONTLINE-documentários em inglêsRECOMENDADOEURONEWS-documentários em português / Não há luz no fundo do túnel para o Médio OrienteEURONEWS-documentários em português / Os colonatos ilegais na CisjordâniaEURONEWS-documentários em português / Ali Larijani: a dissuasão iranianaGod's Chariot Episode 1 Part 1God's Chariot Episode 1 Part 2God's Chariot Episode 2 Part 1God's Chariot Episode 2 Part 2

÷ tags ÷

threats










AMEAÇAS

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

LES MISC


÷ artigos recentes ÷

a Rua Luis Ferreira

Vita Marina 46(3-4)

Bulletin Zoologish Museum

Journal of Conchology 36(...

Journal of Conchology 36

Journal of Conchology 35

Argonauta 21(1)

Novapex 1(2)

Malacologia 35

Malacologia 34

Malacologia 29

Malacologia 27

Inside Britain's Israel L...

No Way Through

Bomba Suja

O Poder da Vírgula

O lado B do filme

Matar silenciosamente .II

Gestos e goleadas

Troca de mimos

Vidas dificeis

Merkava: a invencibilidad...

A declaração da independê...

Vai-te habituando à ideia...

Timor: os injustiçados

O céu a cair-lhes na cabe...

sr que se segue

We  have  lift-...

Operation Cast Doubt

Congresso dos EUA rejeita...

÷ comentários recentes ÷

Você Ganhou um novo adepto do teu blog, gostei do ...
...pois, o ourives Luís Ferreira
Gente famosa é assim mesmo!
Não imaginava que estas situações fossem possiveis...
ainda não estou de volta, porque ainda estou "foca...
Estás de volta com as..."conchinhas"?
Parabéns pelo site!
a revolução começouwww.terrasonora-nunoviana.blogs...
÷ arquivo ÷

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

÷ feeds ÷
blogs SAPO
Fim da cena