Domingo, 16 de Agosto de 2009

Enquanto a imprensa europeia e norte-americana continua em caixa com as causas da morte de Michael Jackson, a Kyodo News (Japão) Test-firing of new Scud missiles by N. Korea, Syria, Iran fails Test-firing of new Scud missiles by N. Korea, Syria, Iran fails noticiou os testes falhados com os lançamento de uma 'versão melhorada' pela Siria, Irão e NorK de SCUD link externo Wikipedia em território Sirio.

O fiasco, causado por uma avaria técnica no sistema de orientação dos mísseis que fez com que um deles 'escolhesse' para local de impacto um concorrido mercado sírio, localizado junto da fronteira Síria-Turca, causando a morte a 20 civis e ferimentos em 60. Os militares vedaram o acesso à zona, enquanto limpavam os vestígio do míssil na área, justificando a causa da explosão como tendo havido uma fuga de gás. O segundo terá tido como zona de impacto local próximo da fronteira com o Iraque.

Vá-se lá saber porquê, lembrei-me de um filme Deterrence (1999)


O Presidente do EUA (Kevin Pollack), em campanha eleitoral, é surpreendido por uma repentina tempestade de neve no Colorado, tendo que procurar abrigo, mais a sua comitiva, num restaurante á beira da estrada. Nessa altura o Presidente toma conhecimento que o Iraque invadiu o Kowait e abateu centenas de soldados norte-americanos.

Estabelecidas as comunicações e o posto de comando, O Presidente ameaça com ataque nuclear a Bagdad se o Iraque não retirar. O Iraque reage com o lançamente de misseis nucleares.

Entre a discussão dos serviços secretos em como o desenvolvimento das capacidade nuclear escapou ao seu controlo, vem-se a saber que os misseis tinham sido vendidos por uma potência ocidental. Só que, até à altura do seu lançamento, um segredo foi mantido ao mais alto nivel: os misséis estavam esterilizados e desorientados!

A venda tinha por objectivo a desmotivação no desenvolvimento do programa nuclear iraquiano porque ao adquirir as armas, tornava-se mais rápida e mais barata a sua capacidadse nuclear.

 

The Gun - A Guerra da Secreta

 

Os tempos modernos estão repletos de episódios resultados de erros de maus serviços de informação. Mas por vezes, nem mesmo serviços de informação excelentes conseguem mudar seja o que for. A inteligência israelita está a aprender essa lição da maneira mais difícil.

Conseguiu infiltrar-se na Síria, Irão, Líbano, no Hezbollah e no Hamas, e apesar de terem sido autorizadas operações altamente perigosas, baseado nas suas informações, a segurança de Israel permanece sinistra como sempre.

General Meir Dagan aka 'The Gun'
Em 2002, o então Primeiro-Ministro Ariel Sharon nomeou como Director da Mossad, o seu amigo e ex-subordinado, o General Meir "The Gun" Dagan.

Sharon conhecia-o desde o tempo em que Dagan chefiava uma unidade secreta de assassinatos, a Sayeret Rimon, que agia contra a Fatah na Faixa de Gaza durante os anos de 1970.

Sharon pediu-lhe "uma Mossad com uma faca entre os dentes", mas o que Dagan encontrou, foi uma organização desprovida de imaginação e receosa de riscos operacionais. Dagan transformou a Mossad, de cima para baixo e focou a organização no projecto nuclear do Irão, e nos seus laços com organizações jihadistas.

Colocou, então, uma enorme pressão sobre os seus subordinados para executarem tantas operações quanto possível. Paralelamente, estabeleceu laços com serviços de espionagem na Europa e no Médio Oriente, para além de alargar os que já existiam da longa relação de Israel com a CIA.

Os resultados foram tremendos. Durante os últimos anos, o projecto de enriquecimento de urânio do Irão foi adiado por uma série de aparentes acidentes: o desaparecimento de um cientista nuclear iraniano, a colisão de dois aviões que transportavam carga associada ao projecto, e dois laboratórios incendiados.

Em 2007, um misterioso acidente ocorreu em Al-Sair, na Síria, numa fábrica de mísseis a operar conjuntamente pelo Irão e Síria. A linha de produção - mísseis Scud - foi encerrada.

Ainda em 2007, Israel destruiu um reator nuclear construído pela Síria com o auxilio Coréia do Norte em Al Kibar, apesar dos esforços significativos da Síria para mantê-lo em segredo.  Com a autorização de 'indirectas' de altos oficiais israelitas, a CIA publicou imagens incriminatórios obtidas por Israel do local antes de ter sido bombardeada.  Estas fotos convenceram o mundo que os sírios estavam realmente a tentar fabricar uma bomba nuclear.

Em Fevereiro de 2008, o líder militar do Hezbollah, Imad MUGHNIYAH, foi assassinado em Damasco. Em Agosto o General Mohammed Suliman, ligação ao Hamas do Hezbollah, que participava no projeto nuclear sírio, foi assassinado.

Excelentes resultados, mas... mudaram a realidade?

link externo Haaretz  2009.08.29 / IAEA extends probe into alleged Syria reactor bombed by Israel



ADzivo às 17:10 | link do post | comentar

2 comentários:
De aflores a 17 de Agosto de 2009 às 17:17
Dá para emprestar o filme?


De ADzivo a 17 de Agosto de 2009 às 22:27
Lembrava-me do filme, e só cheguei ao titulo pela pesquisa na IMDB da filmografia do Kevin Pollack (via Hostage ) mas não o tenho. Não me lembro sequer de o ver nas prateleiras do BB ou da FNAC.

Sorry


Comentar post

WIKIPÉDIA
A enciclopédia livre

The siege on the Gaza Strip
Gaza crisis: key maps and timelinerecords that do not lie
btselem
Fórum Palestinaend the SIEGE ON GAZA
Aung San Suu Kyi - The Nobel Peace Prize 1991
Campaigning for Human Rights and Democracy in Burma70.000 CHILD SOLDIERS! MORE THAN ANY COUNTRY IN THE WORLD.
The Plight of the Afghan Woman
Afghanistan OnlineNeither the US nor Jehadies and Taliban
Tibet will be free

Free Tibet OrgThe Tortured Truth
Saramago
Nortadas

... como é possível que um euro tenha valor diferente se dispendido no Porto, Gaia, Matosinhos ou Maia ou gasto em Lisboa, Almada ou Amadora?

Porto

documentários

FRONTLINE-documentários em inglêsRECOMENDADOEURONEWS-documentários em português / Não há luz no fundo do túnel para o Médio OrienteEURONEWS-documentários em português / Os colonatos ilegais na CisjordâniaEURONEWS-documentários em português / Ali Larijani: a dissuasão iranianaGod's Chariot Episode 1 Part 1God's Chariot Episode 1 Part 2God's Chariot Episode 2 Part 1God's Chariot Episode 2 Part 2

÷ tags ÷

threats










AMEAÇAS

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

LES MISC


÷ artigos recentes ÷

a Rua Luis Ferreira

Vita Marina 46(3-4)

Bulletin Zoologish Museum

Journal of Conchology 36(...

Journal of Conchology 36

Journal of Conchology 35

Argonauta 21(1)

Novapex 1(2)

Malacologia 35

Malacologia 34

Malacologia 29

Malacologia 27

Inside Britain's Israel L...

No Way Through

Bomba Suja

O Poder da Vírgula

O lado B do filme

Matar silenciosamente .II

Gestos e goleadas

Troca de mimos

Vidas dificeis

Merkava: a invencibilidad...

A declaração da independê...

Vai-te habituando à ideia...

Timor: os injustiçados

O céu a cair-lhes na cabe...

sr que se segue

We  have  lift-...

Operation Cast Doubt

Congresso dos EUA rejeita...

÷ comentários recentes ÷

Você Ganhou um novo adepto do teu blog, gostei do ...
...pois, o ourives Luís Ferreira
Gente famosa é assim mesmo!
Não imaginava que estas situações fossem possiveis...
ainda não estou de volta, porque ainda estou "foca...
Estás de volta com as..."conchinhas"?
Parabéns pelo site!
a revolução começouwww.terrasonora-nunoviana.blogs...
÷ arquivo ÷

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

÷ feeds ÷
blogs SAPO
Fim da cena