Domingo, 16 de Agosto de 2009

Enquanto a imprensa europeia e norte-americana continua em caixa com as causas da morte de Michael Jackson, a Kyodo News (Japão) Test-firing of new Scud missiles by N. Korea, Syria, Iran fails Test-firing of new Scud missiles by N. Korea, Syria, Iran fails noticiou os testes falhados com os lançamento de uma 'versão melhorada' pela Siria, Irão e NorK de SCUD link externo Wikipedia em território Sirio.

O fiasco, causado por uma avaria técnica no sistema de orientação dos mísseis que fez com que um deles 'escolhesse' para local de impacto um concorrido mercado sírio, localizado junto da fronteira Síria-Turca, causando a morte a 20 civis e ferimentos em 60. Os militares vedaram o acesso à zona, enquanto limpavam os vestígio do míssil na área, justificando a causa da explosão como tendo havido uma fuga de gás. O segundo terá tido como zona de impacto local próximo da fronteira com o Iraque.

Vá-se lá saber porquê, lembrei-me de um filme Deterrence (1999)


O Presidente do EUA (Kevin Pollack), em campanha eleitoral, é surpreendido por uma repentina tempestade de neve no Colorado, tendo que procurar abrigo, mais a sua comitiva, num restaurante á beira da estrada. Nessa altura o Presidente toma conhecimento que o Iraque invadiu o Kowait e abateu centenas de soldados norte-americanos.

Estabelecidas as comunicações e o posto de comando, O Presidente ameaça com ataque nuclear a Bagdad se o Iraque não retirar. O Iraque reage com o lançamente de misseis nucleares.

Entre a discussão dos serviços secretos em como o desenvolvimento das capacidade nuclear escapou ao seu controlo, vem-se a saber que os misseis tinham sido vendidos por uma potência ocidental. Só que, até à altura do seu lançamento, um segredo foi mantido ao mais alto nivel: os misséis estavam esterilizados e desorientados!

A venda tinha por objectivo a desmotivação no desenvolvimento do programa nuclear iraquiano porque ao adquirir as armas, tornava-se mais rápida e mais barata a sua capacidadse nuclear.

 

The Gun - A Guerra da Secreta

 

Os tempos modernos estão repletos de episódios resultados de erros de maus serviços de informação. Mas por vezes, nem mesmo serviços de informação excelentes conseguem mudar seja o que for. A inteligência israelita está a aprender essa lição da maneira mais difícil.

Conseguiu infiltrar-se na Síria, Irão, Líbano, no Hezbollah e no Hamas, e apesar de terem sido autorizadas operações altamente perigosas, baseado nas suas informações, a segurança de Israel permanece sinistra como sempre.

General Meir Dagan aka 'The Gun'
Em 2002, o então Primeiro-Ministro Ariel Sharon nomeou como Director da Mossad, o seu amigo e ex-subordinado, o General Meir "The Gun" Dagan.

Sharon conhecia-o desde o tempo em que Dagan chefiava uma unidade secreta de assassinatos, a Sayeret Rimon, que agia contra a Fatah na Faixa de Gaza durante os anos de 1970.

Sharon pediu-lhe "uma Mossad com uma faca entre os dentes", mas o que Dagan encontrou, foi uma organização desprovida de imaginação e receosa de riscos operacionais. Dagan transformou a Mossad, de cima para baixo e focou a organização no projecto nuclear do Irão, e nos seus laços com organizações jihadistas.

Colocou, então, uma enorme pressão sobre os seus subordinados para executarem tantas operações quanto possível. Paralelamente, estabeleceu laços com serviços de espionagem na Europa e no Médio Oriente, para além de alargar os que já existiam da longa relação de Israel com a CIA.

Os resultados foram tremendos. Durante os últimos anos, o projecto de enriquecimento de urânio do Irão foi adiado por uma série de aparentes acidentes: o desaparecimento de um cientista nuclear iraniano, a colisão de dois aviões que transportavam carga associada ao projecto, e dois laboratórios incendiados.

Em 2007, um misterioso acidente ocorreu em Al-Sair, na Síria, numa fábrica de mísseis a operar conjuntamente pelo Irão e Síria. A linha de produção - mísseis Scud - foi encerrada.

Ainda em 2007, Israel destruiu um reator nuclear construído pela Síria com o auxilio Coréia do Norte em Al Kibar, apesar dos esforços significativos da Síria para mantê-lo em segredo.  Com a autorização de 'indirectas' de altos oficiais israelitas, a CIA publicou imagens incriminatórios obtidas por Israel do local antes de ter sido bombardeada.  Estas fotos convenceram o mundo que os sírios estavam realmente a tentar fabricar uma bomba nuclear.

Em Fevereiro de 2008, o líder militar do Hezbollah, Imad MUGHNIYAH, foi assassinado em Damasco. Em Agosto o General Mohammed Suliman, ligação ao Hamas do Hezbollah, que participava no projeto nuclear sírio, foi assassinado.

Excelentes resultados, mas... mudaram a realidade?

link externo Haaretz  2009.08.29 / IAEA extends probe into alleged Syria reactor bombed by Israel



publicado por ADzivo às 17:10 | link do post

De aflores a 17 de Agosto de 2009 às 17:17
Dá para emprestar o filme?


De ADzivo a 17 de Agosto de 2009 às 22:27
Lembrava-me do filme, e só cheguei ao titulo pela pesquisa na IMDB da filmografia do Kevin Pollack (via Hostage ) mas não o tenho. Não me lembro sequer de o ver nas prateleiras do BB ou da FNAC.

Sorry


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
tags

todas as tags

÷ artigos recentes ÷

a Rua Luis Ferreira

Vita Marina 46(3-4)

Bulletin Zoologish Museum

Journal of Conchology 36(...

Journal of Conchology 36

Journal of Conchology 35

Argonauta 21(1)

Novapex 1(2)

Malacologia 35

Malacologia 34

Malacologia 29

Malacologia 27

Inside Britain's Israel L...

No Way Through

Bomba Suja

O Poder da Vírgula

O lado B do filme

Matar silenciosamente .II

Gestos e goleadas

Troca de mimos

÷ comentários recentes ÷

Você Ganhou um novo adepto do teu blog, gostei do ...
...pois, o ourives Luís Ferreira
Gente famosa é assim mesmo!
Não imaginava que estas situações fossem possiveis...
ainda não estou de volta, porque ainda estou "foca...
Estás de volta com as..."conchinhas"?
Parabéns pelo site!
a revolução começouwww.terrasonora-nunoviana.blogs...
÷ arquivo ÷

Maio 2011

Abril 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

÷ feeds ÷