Manuela Moura Guedes não deve fazer televisão, por razões de saúde pública.
Aquele espaço habituou as suas audiências à abertura de antena a um modelo sensacionalista, tendencioso, de notícias plantadas de infâmias embrulhadas como factos provados, de mau gosto tantos eram os inúmeros atropelos jornalísticas que nele se praticavam. Mas, pelos vistos, o estilo da Generala enraizou-se.
Não vi a noticia do Jornal Nacional, da TVI, em que, segundo o Público
, "foi divulgado um fax trocado entre os administradores da Freeport". Já lá vamos!
Os portugueses va~ao ter-se que se acostumar a um facto que, pelos vistos, está-lhes a escapar e que dá pelo nome de SHARES. E ao consultar os Shares de 19 de Outubro
, o Jornal Nacional não se encontra no Top 5 de Programas. Jordas de novelas nos primeiros lugares, seguido dos fedorentos (30.6) e em 4º lugar aparece o Jornal da Noite, da SIC (30.0), e do Telejornal, da RTP1 (29.8). Em termos noticiosos a TVI está a ser comida pela SIC, e levou com um KO técnico, nas eleições, da ressuscitada RTP1.
Sabendo a administração da TVI, do hábito da Ongoing
aos sabões
, está a ver se consegue enfiar esqueletos em armários alheios para subir o share em horário nobre, antes que leve com uma ensaboadela.
A dita divulgação [tornar público; propagar], merece-me o mesmo crédito das bombásticas aberturas anteriores, i.e., zero. Habitué. Para animar o folclore, o site da TVI disponibiliza uma montagem feita na sua redacção do dito fax, em inglês(!?)
e traduzido
.
Partindo então do príncipio que "tiveram acesso" a um documento altamente confidencial, leva-me então às declarações que o PGR, Pinto Monteiro, fez numa conferência no Curso de Direito da Comunicação na Universidade de Coimbra
.
"O silêncio absoluto é não saudável, causa mais violação do que o conhecimento parcial", disse relativamente ao segredo de justiça.. Mas ainda foi mais longe, acrescentando que "entre a comunicação social e os magistrados deverá haver uma saudável convivência, sábia e muita colaboração".
No more comments!!..
__________________
2009 / State of Play
Ligações Perigosas
2009.10.21 / Antigo presidente do ICN questionado sobre "subornos"
2009.05.31 / Manuela Moura Guedes faz "jornalismo reprovável"
Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas
2009.05.28 / Jornal Nacional da TVI mistura factos e opinião
Relatório da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC)
... como é possível que um euro tenha valor diferente se dispendido no Porto, Gaia, Matosinhos ou Maia ou gasto em Lisboa, Almada ou Amadora?
![]() |